site de sucesso: algumas razões para seu site não ter alcançado sucesso
Tags:sucessoBom dia!! boa tarde, boa noite!! tudo bem com você? Hoje vamos falar sobre algumas razões para que um site não alcance sucesso esperado e mostrar o que não fazer daqui a diante, ok?
Vamos colocar uma lista de fatores para evitar, se você quiser saber como fazer um site de sucesso e como administrar o projeto após a criação de site concluída
Já falamos aqui motivos para que você tenha um blog, e que este é uma estratégia apenas, vamos postar muitas outras dicas e informações que levam um site a não fazer sucesso.
Quem me deu a ideia deste post foi uma empresária, quando fui me apresentar, e ela disse que já teve um site, mas desistiu por falta de resultados.
O site não obteve o sucesso que ela esperava, desde então, venho pensado em motivos para as pessoas desistirem de ter um site
Reuni alguns motivos que identifiquei e vou apresentar a vocês!
Espero muito que esse post lhe ajude a refletir e entender o que pode ser melhorado caso você já possua um site, ou caso não tenha, mas pretenda desenvolver, atitudes e posturas que devam ser evitadas!
Como fazer um site de sucesso e as “crenças limitantes”
Pois é, parece papo de coaching, não é mesmo? Mas por incrível que pareça isso existe sim… Quantas pessoas que você conhece que tem um site e acreditam que pode alcançar a primeira página do google? Ou de outros buscadores como por exemplo, bing ou yahoo?
Muitas pessoas acreditam que a primeira página(não estou falando nem do primeiro lugar, me refiro a primeira página mesmo…) é para poucos, apenas para os maiores sites, para as maiores empresas…
Para algumas pessoas, ter um site de sucesso é para poucos!
Já vi gente usar o termo “cachorro grande” para se referir as empresas que aparecem nas primeiras posições…na verdade, esses cachorros grandes, muito tempo atrás, acreditavam que poderiam conseguir boas posições.
Essa crença é um gatilho poderoso para que você possa investir trabalho e dedicação na sua empreitada on-line!!!
Atualização de conteúdo
Você criou o seu site, o layout está lindo, ótimos efeitos visuais, muito movimento, cores vibrantes, porém, e o conteúdo? você criou um conteúdo bacana, mas depois disso, você atualizou as informações?
Mudou de endereço e não atualizou o site?
Trocou de telefone e não trocou o número no site?
Isso ocorre com muita frequência…já peguei sites para fazer acompanhamento com inúmeras informações desatualizadas, isso, a empresa em questão estando, por exemplo, em novo endereço há mais de um ano…
Além disso, existe a questão de atualização do conteúdo principal, textos, imagens…mesmo que seu site seja institucional e você entenda que seu conteúdo não tenha tantas informações é muito interessante sempre rever os textos, melhorar algo aqui, ou ali…
Enfim falando em …
Conteúdo que pode ser melhorado
Além do que falei acima, do conteúdo principal do site, ainda existem outros pontos a ser considerados sobre esse tema…
Muitas vezes você até cria e atualiza o conteúdo, porém, ele está bom? e principalmente, ele atende as necessidades que o usuário tem?
O conteúdo responde de maneira objetiva as questões do usuário?
Seu conteúdo tem valor para o usuário?
Seu conteúdo é técnico demais? se sim, qual o usuário foco? é leigo? é técnico?
Seu site é um portfólio de serviços, seu conteúdo tem como foco, vender seu produto ou serviço?
Não adianta você por exemplo, vender um determinado produto, porém, seu conteúdo tem um caráter mais informativo, e se preocupa pouco com a questão de anunciar ou vender seu produto…
Se seu texto e bem informativo, muito bem!! mas ele pode, além de informar, lhe ajudar a vender não é mesmo?
Criação de sites como complemento de cartão de visitas?
Talvez um dos maiores equívocos cometidos pelas pessoas…Sim, um site, é parte de uma estratégia de marketing, mas não é apenas isso, e não pode ser visto como isso APENAS…
Ter um site é muito mais que isso, é uma ferramenta de negócios, é o seu contato com o cliente, e por ali, que você tem o feedback de seu trabalho…
Ele pode e deve estar no seu cartão de visitas, mas nunca deve ser visto apenas como um detalhe…um endereço eletrônico apenas.
Ter um site é como ter um vendedor 24 horas por dia no ar, pronto para atender seu possível cliente.
Ter um site é ter uma poderosa ferramenta de vendas a sua disposição. E é essa a forma correta de encarar uma página de internet.
Por isso, merece uma atenção e dedicação específica!
Falta de motivação/Preguiça
Dá trabalho administrar um site? SIM…da trabalho, muito trabalho…mas dá resultado? Com certeza…
Não é um resultado imediato, mas o sucesso do site chega com o tempo…
Claro, sem a motivação necessária, sem a consciência do real valor de um site, com certeza o empenho cai, a motivação some, e a preguiça prevalece…
Não é culpa do administrador do site…afinal, sem a devida consciência, se o site está pronto, está pronto… e deve apresentar resultados…
Sim, com certeza, mas ainda assim, ele precisa estar em constante evolução, sempre com textos atualizados, imagens bacanas, entre outros… sempre tenha isso em mente, mesmo que o site esteja pronto, ele precisa de você para manter sempre atualizado e focado nas necessidades do seu possível cliente!
Frustração
Começo do fim…
Quando o site não traz retorno, você acaba por deixar de lado…imagine uma loja virtual que não vende?
Imagine todo o trabalho que teve, cadastrar produtos, anunciar, divulgar em redes sociais, espalhar e todo trabalho envolvido…
Nenhuma venda sem campanhas de Google…
é Muito frustante esse cenário…
muitas vezes, nem tanto pelo valor financeiro investido, mas principalmente pelo trabalho braçal, esperanças depositadas e expectativas depositadas e o sonho de ter um site de sucesso indo embora…
Abandono do site
Aqui é o fim formal do site…
Quando você abandona o site, ele perde posições, vai ficando para trás enquanto seus concorrentes vão ganhando posição…
A partir daí, é gerada a imagem de que a criação de sites só é solução para empresas grandes, marcas consolidadas no mercado…como disse acima, cenário de “cachorro grande” e que ter um site de sucesso é algo inalcançável
No final, ao assimilar essa imagem, ainda que com um cenário que corrobore essa impressão, você é quem perde, pois acaba se afastando de um canal muito interessante e amplo que é a internet.
Mas não se preocupe, nós da Planet1 temos como foco principal da criação de sites, resultados, ou seja, visitas conversões e muitos clientes para você!
Ter um site de sucesso é a meta da Planet1
Damos aos nossos sites tratamento exclusivos, desenvolvemos em cima da necessidade do cliente, nosso objetivo é resultado, o sucesso do site, e o cliente satisfeito!
Muito obrigado pela atenção!!!
Tenha um excelente dia!!!